sábado, 6 de março de 2010

CASA GERASSI: A CASA INDESTRUTÍVEL


Projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em 1989 e com construção finalizada em 1991, a residência do construtor Antônio Gerassi detém diversas peculiaridades. Seguindo a linguagem que o arquiteto emprega em diversos de seus projetos, a Casa Gerassi é caracterizada principalmente pela sua estrutura pré-moldada, que permite uma rápida construção e custo reduzido.
A estrutura se apresenta como um exoesqueleto: todas as vigas e pilares são aparentes e externos. Há o princípio modernista de planta livre, segundo o qual estrutura e fechamento se relacionam de maneira totalmente independente. Tem-se a elevação da planta do pavimento superior, protegendo-o da umidade. Utilizando a combinação concreto e aço, obtem-se um esqueleto que é capaz de resistir muito bem a esforços de compressão e tração: o concreto armado.
O uso do concreto armado pré-moldado garante à casa em questão aspectos peculiares, se comparada às outras casas da rua. Situada em uma região nobre da cidade de São Paulo, ela difere das casas comuns encontradas ao seu redor, edificadas em alvenaria e com cobertura em telhas de barro. O uso imponente do concreto aparente confere à casa um aspecto bruto, que imediatamente é quebrado pelo uso de grandes vãos cobertos com panos de vidro, equilibrando a composição entre o bruto e o frágil na questão da materialidade.
Os grandes panos de vidro postos nas fachadas, combinados com as delicadas clarabóias que rasgam as lajes dos pavimentos superior e térreo, dão à Residência Gerassi uma boa incidência de luz em todos os ambientes, proporcionando um ótimo aproveitamento da iluminação natural. As fachadas nordeste e sudeste recebem a iluminação agradável do amanhecer, e por isso nelas estão presentes esquadrias que utilizam puramente o vidro, ao passo que nas fachadas noroeste e sudoeste, onde há incidência solar da tarde, foram projetadas janelas menores e que recebem a proteção de brise-soleil, respectivamente.
A ventilação da casa é cruzada, e isso pode ser percebido na utilização de grandes vãos de abertura em todas as fachadas de maneira geral. Isto é reforçado pela utilização da clarabóia da laje do pavimento térreo como instrumento de passagem de ar, pois esta abertura é apenas selada com uma de grelha vazada de ferro fundido que permite a circulação natural de ar, inevitavelmente.
O acesso e a circulação para área comum da casa, o pátio, é dado por duas entradas distintas: uma, de serviço, é menor e discreta; outra, social, aglutina o acesso de pedestre e veículo de maneira mais aberta, utilizando um portão único com largura confortável. A partir da entrada neste pátio é possível acessar as áreas privativas, por meio de uma escada que setoriza o acesso de serviço e social, ao mesmo tempo. Ao chegar ao pavimento superior, têm-se duas entradas distintas, uma de serviço, e outra social.
A casa é dividida em três setores principais: o de serviço, o social e o privativo, No primeiro pavimento não há a hierarquia que defina de maneira clara a divisão destes setores, devido à falta de elementos, tais como paredes, capazes de marcarem a divisão dos mesmos. Isto só acontece no pavimento superior, no qual a utilização destes recursos se faz presente, marcando claramente os setores social (sala, banheiro de visitas), de serviço (cozinha, lavanderia, quarto e banheiro de empregada) e privado (suítes e banheiros das suítes).
Ao final desta apresentação, tem-se uma leitura tendenciosa e apaixonada do objeto de estudo. Sua simplicidade lhe confere uma beleza que não se compara às outras casas da região, pelo fato proposital de impor o uso do concreto aparente, tão erroneamente desprezado em residências no Brasil.

13 comentários:

  1. Que honra! Ter o Antonio Gerassi em pessoa comentando no meu blog! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto, irei me inspirar nele para organizar meu trabalho sobre a Casa Gerassi.. está de parabéns :D

    ResponderExcluir
  3. Bianca Q de Carvalho3 de maio de 2011 às 06:16

    Olá, sou estudante de arquitetura também e estou fazendo um trabalho sobre a casa Gerassi. Estou procurando plantas de referência com medidas pq tb tenho que fazer uma maquete. Guilherme, vc por acaso tem essas plantas?

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei sua matéria, sou estudante de Arquitetura e estou fazendo um trabalho sobre essa casa que por sinal moro ao lado, mas gostaria de saber se vc tem mais planta ou desenhos. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Super curti a matéria.Estou fazendo um trabalho sobre essa casa, vou também confeccionar uma maquete.Andei pesquisando pela internet mas ainda nao encontrei nenhuma planta com escala, vc possui alguma?

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, trabalho muito bem acabado, parabens!!

    Eu tenho que fazer o mesmo trabalho, porem estou no 1º semestre, se importaria em me mandar alguma informações para que eu possa realizar ?

    duartefortini@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. GENTE SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE A MESMA POREM NAO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR AS MEDIDAS DOS COMODOS E TALS SE ALGUEM PUDER ME ENVIAR EU AGRADEÇO E-MAIL DANIELNHO04@HOTMAIL.COM ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda se tiver conseguido!! karllos.pgtu_@hotmail.com

      Excluir
  8. GENTE SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE A MESMA POREM NAO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR AS MEDIDAS DOS COMODOS E TALS SE ALGUEM PUDER ME ENVIAR EU AGRADEÇO
    Jeysoncampos03@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gente também sou estudante de arquitetura, estou no primeiro semestre, e preciso de uma planta com as medidas. Não acho em lugar algum. Se alguém puder me ajudar agradeço.
    camilaac@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gente também sou estudante de arquitetura, estou no primeiro semestre, e preciso de uma planta com as medidas. Não acho em lugar algum. Se alguém puder me ajudar agradeço.
    camilaac@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gente também sou estudante de arquitetura, estou no primeiro semestre, e preciso de uma planta com as medidas. Não acho em lugar algum. Se alguém puder me ajudar agradeço. rthgomes2@gmail.com

    ResponderExcluir