segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESPAÇO GALERIA E ATELIÊ MORRO DA CONCEIÇÃO



ARQ 1103 PROJETO DO ESPAÇO DO TRABALHO 2010.1
Supervisão: Marcos Favero
Professores:
Projeto: Marcos Favero, Adriana Sansão e Carlos Eduardo Spencer
Representação: Roberio Catelani, Nathalia Mussi
Teoria, História e Crítica: Ana Luiza Nobre e Fabíola do Valle Zonno
Tecnologia: Geraldo Filizola
Monitoria: Marcos Vinícius Pereira e Manoela Braga


Propomos uma arquitetura a partir da inauguração do vazio como forma de descrever um percurso, promovendo a integração física e social com o bairro, através da conexão dos prédios com o morro.
A forma arquitetônica é resultado deste traçado do percurso incidindo nos “cheios e vazios”, na relação entre o prédio e o terreno em encosta. Buscamos uma maneira de ocupar o terreno de forma que aproveite e potencialize a configuração física do lugar e a sua utilização como elemento de acesso, passeio, visão do conjunto edificado assim como daqueles elementos de referência urbana e cultural do Morro, possibilitando a conexão entre espaços a fim de promover a socialização nos seus caminhos, áreas de estar, mirantes e espaços de transição projetados.
O percurso explora ângulos e diagonais que direcionam o pedestre que caminha pela Rua Sacadura Cabral até uma praça, de onde se sobe até a Rua Argemiro Bulcão. A setorização se configura pelas linhas ortogonais que delimitam os cheios e as diagonais que criam os vazios, articulando assim a transição público-privado. A administração, os ateliês e a galeria, projetados em blocos independentes, se relacionam com o exterior mediante um espaço vazio interno que os conecta visualmente com um espaço livre, sendo previsto o traçado do caminho para uso público dentro do terreno. Esta idéia é reforçada pela passarela, permitindo a promenade por todo o conjunto arquitetônico.
Os materiais escolhidos para a estrutura do edifício e do caminho (percurso) sobre o terreno não possuem revestimento diferenciado tendo sido deixado no estado bruto (concreto) no sentido de destacar a relação da área construída com a pedra originária do local. O concreto e o vidro são enfatizados pela “pele” metálica que recobre e delimita os cheios e os vazios.
O projeto promove, através de diferenciados níveis de espaços “vivos” o encontro entre as Ruas Sacadura Cabral, Argemiro Bulcão e as Artes no Morro da Conceição.


ficha técnica
Arquitetura: Clara Andreatta e Guilherme Nascimento
Localização: Rua Sacadura Cabral, Gamboa, Rio de Janeiro - RJ
Área do terreno: 927 m²
Área construída: 678m²
Projeto: 2010.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário